quarta-feira, 2 de junho de 2010

Like moths to flame


Assistir ao Video

A letra dessa música é ligada a uma traição. E não se trata de Judas, o mais famoso dos traidores, mas sim de Pedro.

A letra começa falando sobre "ervas amargas", que nada mais seriam do que as ervas utilizadas na páscoa daqueles tempos:

“Novamente essas ervas amargas”

Coincidentemente antes da traição de Pedro para com Jesus houve a última páscoa (Lucas 22:7)

Ainda no primeiro verso podemos identificar diversas referências bíblicas à história de Pedro, mas no segundo verso é encontrada uma frase muito semelhante com a que Pedro disse á Jesus na Santa Ceia:

“Eu te seguirei, vou dispor a minha vida

Eu morreria por você, ainda esta noite”


Podemos notar a semelhança com o texto de Lucas 22:33:
“E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.”

No próximo verso vemos mais uma alusão à Santa Ceia, os pães e o vinho. E ao final do mesmo verso vemos o desfecho do aviso de Jesus á Pedro dizendo-lhe que o mesmo o trairia:

“Você me surpreendeu quando você me disse que eu iria embora, você não me conhece,

Eu nunca poderia me envergonhar de você, poderia?”

E a referência bíblica se encontra em Lucas 22:34:
“Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.”

No último verso é talvez a parte mais dramática da letra onde, supostamente, Pedro começa a sentir a profecia se cumprir. Todo o verso é baseado em Lucas 23:54 à 62 e Mateus 26:60 á 75.

Nessa parte a música descreve com exatidão os momentos da traição:

“Eu nunca estive tão gelado, a gravidade do fogo compele.

Como os planetas envolvem o sol, eu sinto minha órbita começando a falhar.

Como traças às chamas eu venho…”

O estar gelado se refere ao nervosismo de Pedro.

“….bem perto e todos os meus juramentos são queimados”

“Como as estrelas começam a sumir, todos os meus acusadores se vão

E maldições, saem de meus lábios e caem como veneno entornado “


Logo após isso algumas pessoas o vêem e começam a dizer que o mesmo é um discípulo de Jesus, ele nega as três vezes, os acusadores se vão enquanto o dia começa a raiar e ele pragueja..

“Então aquele terrível som, o som de profecia cumprida.

E então vejo seus olhos, e me lembro de tudo.

E algo em mim morre, aquela noite eu traí meu o Rei”.


Ouve o som do galo cantando que indica o cumprimento da profecia.

Vê os olhos de Jesus e lembra-se do aviso antes recebido. E saindo ele chora amargamente.

Nenhum comentário: